Autor
Tópico: AS ESTRELAS DOS OMEGAS  
Alberto Ferreira
Usuário Nivel 5

Postagens: 6642
Registro: 21/2/2003
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 62 anos
Dados do Usuário  E-mail do Usuário não disponível  Usuário sem Página  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 11/7/2006 14:58:00  

Salve amigos!

Eu creio que todos conhecem o diletantismo (sem, é claro, mencionar os vastíssimos conhecimentos) do nosso colega Douglas Gravina!

Pois bem,...
Vez ou outra, ele usa os, tão discutidos, meios dos leilões virtuais, para fazer o bem aos que sabem menos.

Se me permitem, eu vou reproduzir aqui um texto postado tempos atrás no ML por este dileto amigo.

É sobre a famosa dúvida dos OMEGA - ESTRELA VERMELHA.

Eis o texto-aula!


< QUOTE >
ESTE ANÚNCIO TEM POR OBJETIVO DAR ESCLARECIMENTO, SEM PRETENSÕES ABSOLUTAS, SOBRE O TÃO CONTROVERTIDO TEMA, OMEGA ESTRELA VERMELHA, E É DESTINADO A PESSOAS QUE, COMO EU, SE APAIXONAM PELO TEMA RELOJOARIA ANTIGA...





...POR ANOS, ESTE CANSADO COLECIONADOR FICOU COM A IDÉIA, AINDA QUE INSATISFEITO, QUE ESTE MODELO TERIA SIDO LANÇADO, NO FINAL DOS ANOS 40, PARA DISTINGUIR DE OUTRO ANTERIOR E POSSUIR CERTOS APRIMORAMENTOS NO CALIBRE 30, ENTÃO O FABRICANTE TERIA COLOCADO A ESTRELA VERMELHA NO MOSTRADOR PARA QUE O CONSUMIDOR SOUBESSE IDENTIFICAR O PRODUTO DESSAS MODIFICAÇÕES, QUE ESTARIA DIVULGADA NA MÍDIA DA ÉPOCA.
ESTA IDÉIA FOI ME PASSADA HÁ ANOS POR UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA RELOJOARIA E AMIGO, PESSOA BEM CONHECIDA DAS FEIRAS DE ANTIGUIDADES.

FELIZ OU INFELIZMENTE ESTA TESE NÃO PODE SER MAIS SUSTENTADA, MESMO PORQUE COM O TEMPO VERIFIQUEI QUE NÃO EXISTIA UMA LÓGICA NAQUELA COLOCAÇÃO, POIS O ÚNICO MELHORAMENTO QUE O CALIBRE 30T2 SOFREU (SEM CONTAR O MODELO RC COM REGULAGEM MICROMÉTRICA), FOI TER UM INCABLOC NO BALANÇO, E AÍ VIROU 265 E 266.

VÁRIAS FORAM AS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO, E ESTAS ESTARIAM TOTALMENTE FERDIDAS NA PRÓPRIA MEMÓRIA, NÃO FOSSE A INFORMAÇÃO DE UM ÍCONE DA RELOJOARIA NACIONAL, E QUIÇÁ MUNDIAL, O SR. CAMILO, DA CASA MARCEL KHAN, ÍCONE NACIONAL POR MOTIVOS ÓBVIOS, E INTERNACIONAL, POIS É PERSONALIDADE MUITO CONHECIDA NO EXTERIOR, ONDE POR INÚMERAS VEZES SERVIU DE PEÇAS (FORNITURAS) OS MAIS DIVERSOS ESTADOS (PAÍSES), INCLUSIVE A PRÓPRIA SUÍÇA.

NEM A DIREÇÃO DO MUSEU OMEGA EM BIENNE, CONSEGUIU ESCLARECER ESTA MINHA BUSCA, APESAR DOS ESFORÇOS NESTE SENTIDO.
AS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DESTE MUSEU SÃO SEMPRE MUITO PRECISAS, E CONTAM COM UM RESPONSÁVEL TÉCNICO MUITO ESPECIAL QUE TEM 44 ANOS DE EMPRESA, UM GRANDE AMIGO, GRANDE CONHECEDOR, E PESSOA ALTAMENTE SOLÍCITA E GENTIL, AO QUAL SÓ TENHO A AGRADECER POR TODA A AJUDA QUE TEM ME PRESTADO AO LONGO DESSES ANOS. (SR. DANIEL ANSELMI).

PITORESCAS SÃO AS ESTÓRIAS E ATÉ CAUSOS SOBRE A ORIGEM DESTE MODELO.
JÁ ESCUTEI DE TUDO... ALGUNS EXEMPLOS PODEM SER CITADOS, A SABER:

A) COMO SENDO ESTE RELÓGIO DE USO EXCLUSIVO DE MILITAR DE ALTA PATENTE DAS FORÇAS ARMADAS (DE VÁRIOS PAÍES) OU,

B) COMO SENDO MODELO EXCLUSIVO PARA VENDA À EXTINTA UNIÃO SOVIÉTICA, (DEVERÍAMOS TER POR AQUI VÁRIOS COMUNISTAS ENTÃO) OU,

C) ATÉ COMO A FORMA ORIGINÁRIA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NA SUIÇA...
MAMÃE!!! ... ESTA FOI POR CONTA DESTE COLECIONADOR.

TANTAS PESQUISAS E BUSCAS, E A RESPOSTA ESTAVA MAIS PERTO DO QUE EU PODERIA IMAGINAR.

EM CONVERSA RECENTE COM O SR. CAMILO , OU COMO GOSTO DE TRATÁ-LO - DOM CAMILO, COMENTEI DA MINHA BUSCA INFRUTÍFERA SOBRE O ASSUNTO.
FOI QUANDO, ESPANTOSAMENTE, ELE SE PRONUNCIOU DIZENDO:
"QUANDO COMECEI AQUI (A TRABAIHAR NA CASA MARCEL KHAN) EM 1948, TINHA À VENDA VÁRIOS MODELOS DE OMEGAS, (O PROPRIETÁRIO ORIGINÁRIO DESTA EMPRESA USAVA EM SEU PULSO UM OMEGA DE OURO MODELO COSMIC FASES DA LUA E TRI-CALENDARIO, RECORDOU O VELHO AMIGO ENTRE-LINHAS) E ENTRE ELES UM QUE ME DESPERTAVA ESPECIAL ATENÇÃO POR VIR COM UM ESTOJO MUITO LINDO EM MADEIRA E SE CHAMAVA OMEGA TEDDINGTON.
NÃO SEI O PORQUE DESTE NOME, MAS ERA UM OMEGA TRINTA (CALIBRE), COM UMA ESTRELA VERMELHA NO MOSTRADOR... LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE, ERA LINDO."
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE AQUELA ALTURA O DOM CAMILO TINHA ALGO COMO 14 ANOS DE IDADE APROXIMADAMENTE.

DEPOIS DESTA CONVERSA, NÃO FOI DIFÍCIL CONCLUIR QUE O REFERIDO RELÓGIO É COMEMORATIVO, OU PELO MENOS, UMA ALUSÃO AOS PRÊMIOS RECEBIDOS PELA OMEGA DO OBSERVATÓRIO DE TEDDINGTON NA INGLATERRA. TAMBÉM PODERIA ARRISCAR QUE SERIA UMA, DIGAMOS, PRÉ-IDÉIA DO MODELO CONSTELLATION (À CORDA LOGICAMENTE), POIS EM 1952 FOI LANÇADO ESTE MODELO COM UMA MAQUINA AUTOMÁTICA (MARTELO-BUMPER) CHRONOMETER, CAL 152, CONCEBIDA EM 1949, E CONCOMITANTEMENTE TAMBÉM COM O CALIBRE 354, CONCEBIDA NAQUELE MESMO ANO, OU SEJA, 1952. NOTE QUE ESTA SÉRIE VEM COM A TAL ESTRELA NO MOSTRADOR, AINDA QUE ESTA NÃO SEJA VERMELHA, E NEM ESTAMPADA, E SIM EM RELEVO. JÁ ERA UMA IDÉIA (OBSERVATÓRIO, ESTRELA, PRECISÃO, ETC).
ESTAS ESTRELAS VERMELHAS PODEM ESTAR, QUANDO ESTAMPADAS ORIGINARIAMENTE (MOSTRADORES ORIGINAIS), EM RELÓGIOS COM MOVIMENTO 30T2 (260 PARA 15 RUBIS, E 261 PARA 17 RUBIS), AMBOS CONCEBIDOS EM 1941 E 265 e 266, QUE SÃO TAMBÉM UM OMEGA 30, TÃO SOMENTE COM UM SISTEMA INCABLOC NO BALANÇO, AO QUE A OMEGA DENOMINAVA DE 30T3. PODE TAMBÉM TER, OU NÃO, A INSCRIÇÃO DE UMA ESTRELA NA TAMPA (PARTE INTERNA).

INTERESSANTE TAMBÉM É OBSERVAR QUE A GRANDE MAIORIA DESTES RELÓGIOS VIERAM PARA O BRASIL, MAS ISSO AINDA NÃO É DEFINITIVO... CABERÁ MAIS PESQUISA SOBRE O ASSUNTO.

COMO REPORTEI ACIMA, NÃO TEM ESTE TEXTO CARÁTER ABSOLUTO, BEM COMO NÃO FOI AUTORIZADO PELA OMEGA (TAMBÉM NÃO REQUISITEI TAL AUTORIZAÇÃO).

NÃO QUERO QIJEBRAR O ENCANTO DESTE MITO – ESTRELA VERMELHA, POIS AINDA ASSIM É MUITO INTERESSANTE SABER QUE FOI UMA SÉRIE ESPECIAL DE MILHARES DE EXEMPLARES, COMO MUITOS OUTROS QUE AS PESSOAS ACREDITAM SER MUITO RAROS, COMO O SEAMASTER XVI, POR EXEMPLO, MAS ISSO TAMBÉM É ASSUNTO PARA OUTRA OPORTUNTDADE.
DG
< UNQUOTE >

Que essa informação fique aqui como um tributo ao amigo Douglas e aos outros mestres citados!

Um abraço a todos!

Alberto

PS:
Douglas, perdoe qualquer eventual e involuntária troca de uma letra ou ponto em seu texto.
Fruto das limitações do processo OCR e deste "operador" aqui...
"Tradutori traditori", né?


Alberto Ferreira
   
slackk
Usuário Nivel 5

Postagens: 1138
Registro: 22/2/2003
Local: Uberlândia - MG - Brasil
Idade: 31 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Usuário sem Página  Mensagem Privada  MSN Messenger  Sexo Masculino
 Postado em 11/7/2006 16:57:00  

Nada menos q sensacional, eu diria!

Abraços!
________
Gustavo
   
Michelim
Usuário Nivel 4

Postagens: 710
Registro: 16/8/2005
Local: Sao Jose dos Campos - SP - Brasil
Idade: 23 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 11/7/2006 21:17:00  

ótimo texto, parabéns, esse vale ir para sua página de relógios mecãnicos

_______________________________________
http://www.doutorbarato.com.br/
Novas Ofertas!
   
Lobo
Usuário Nivel 5

Postagens: 3298
Registro: 19/8/2005
Local: Campinas - SP - Brasil
Idade: 45 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Usuário sem Página  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 11/7/2006 21:21:00  

Seamaster XVI? O que é isso? Gravííína!!!
[]s, Lobo.

   
Gravina
Usuário Nivel 5

Postagens: 1484
Registro: 13/7/2004
Local: República da Mooca - SP - Brasil
Idade: 46 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Usuário sem Página  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 11/7/2006 21:28:00  

Caro amigo Alberto,

Muito obrigado por esta homenagem. Estou comovido.
Este texto que outrora fora escrito, e que está autorizado no site de vendas do amigo Paulo Daneu, é de uma época que a dúvida ainda existia sobre o assunto.............como tudo na vida, e em diversos temas, as coisas mudam e o entendimento do ponderado autor, também!..............Só os fortes, burros, ditadores, pedantes entre outros, sustentam determinada e superada consideração sobre aquilo já resolvido, digamos assim.
Por um simples anúncio à venda de um usuário do Ml, e, salvo engano, participante deste fórum, é que cheguei à outra conclusão...............e o meu velho amigo Camilo também ficou ciente depois de anos e anos no ramo.................
No texto ainda é possivel notar, suposições e o não absolutísmo do autor.
O intrigante nesta coisa de relógios, não é possuí-los aos montes e ter as maiores raridades...........com dinheiro, isso é possível., é sim, poder desvendar junto com companheiros e aficcionados do mesmo interesse, a dúvidas sobre determinado, digamos, ítem.
É com isso que surge o verdadeiro companheirísmo (todos empenhados), que está em sentido contrário ao mesquinho mundo do colecionísmo exibicionísta, ou egocêntrico..............resumindo "sem vaidades"....................As vezes as ´pessoas se milindram por não conseguirem assimilar o conhecimento de outrém em determinado assunto, ao invés de tomarem aquilo como um conhecimento.
De relógios, não falo do alto para baixo, escuto muito..................nem quando leciono, mas quando escutava (assistia) as aulas, estas vinham de cima.............ainda não sei dizer o que é melhor...............só o tempo....

Uma vez mais, muito obrigado

Gravina

Quanto ao:
PS:
Douglas, perdoe qualquer eventual e involuntária troca de uma letra ou ponto em seu texto.
Fruto das limitações do processo OCR e deste "operador" aqui...
"Tradutori traditori", né?

AGRADEÇO-LHE POR ESSAS EVENTUAIS CORREÇÕES, POIS COMO TODO HUMANO, POSSUO DEFEITOSSSSSSSSS...........E NÃO UTILIZAR-SE DO CORRETOR DE TEXTO É UM DELES......ESCREVO DIRETO NA PÁGINA DO LEILÃO COM O CORAÇÃO(SE NÃO FOR ASSIM, NÃO FAÇO, SE FAÇO, FAÇO MAL).....ERROS DE DIGITAÇÃO SÃO COMUNS EM 10 PALAVRAS( NO MEU CASO), E DE CONCORDÂNCIA, EM TRÊS (PALAVRAS), AFINAL NÃO É UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, OU QUALQUER COISA DO TIPO........NEM MUITO MENOS SUJEITO A UMA BANCA.....SEI LÁ

Mais vale um relógio funcionando na mão, que dois consertando!!!
   
Alberto Ferreira
Usuário Nivel 5

Postagens: 6642
Registro: 21/2/2003
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 62 anos
Dados do Usuário  E-mail do Usuário não disponível  Usuário sem Página  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 11/7/2006 22:07:00  

Douglas,

Eu não sabia do seu texto estar no site do Paulo. Legal!

Na verdade, o que eu tinha aqui foi capturado, de forma eletrônica, por ocasião do anúncio, diretamente do próprio ML.

Daí a minha preocupação com a fidelidade do texto, com relação ao que nos foi contado de forma tão interessante.
Nada de correção, claro!

Mas, você chegou a outras conclusões posteriormente?

Então conte-nos lá, homem!

Alberto Ferreira
   
Adriano
Usuário Nivel 5

Postagens: 9888
Registro: 13/8/2003
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 26 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino  Aniversário em 9/5
 Postado em 11/7/2006 22:11:00  

Mesmo já conhecendo o texto, não posso deixar de repetir que é excelente!

Abraços!

Adriano


Once is an accident. Twice is coincidence. Three times is an enemy action.
   
Denis
Usuário Nivel 3

Postagens: 105
Registro: 11/7/2006
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 31 anos
Dados do Usuário  E-mail do Usuário não disponível  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 11/7/2006 22:50:00  

Eu já conhecia o texto do ML, acho uma atitude nobre de vendedores quando contam um pouco da história dos ítens a venda, mesmo para os curiosos que só visitam anúncios é válido pois passam a conhecer um pouco mais sobre alguns ítens.Sem contar que acredito que como muitos eu também sempre quis saber o porquê da estrela nos Omegas.

Denis.

   
Octávio Augusto
Usuário Nivel 5

Postagens: 1695
Registro: 27/2/2003
Local: São Luis - MA - Brasil
Idade: 28 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 12/7/2006 00:36:00  

A historia que conhecia era que a EStrela Vermelha simbolizava o rubi no inclaboc...
Os anuncios do Mestre são aulas!! É um prazer ver suas peças e conhecer a vasta historia que estas carregam.
Participar desta aventura para conhecer a realidade escondida no mito é um convite a momentos prazerosos que consistem em ampliar conhecimentos e laços de amizade.

Abraços,

Octávio Augusto Soares
   
Denis
Usuário Nivel 3

Postagens: 105
Registro: 11/7/2006
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 31 anos
Dados do Usuário  E-mail do Usuário não disponível  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 12/7/2006 00:54:00  

Nosso amigo Eduardo Bernardes escreveu uma matéria sobre este assunto para o site Relógios & Relógios, vejam aqui.

Abraços,

Denis