Autor
Tópico: regulagem de marcha  
Takami
Usuário Nivel 1

Postagens: 9
Registro: 1/5/2006
Local: Campinas - SP - Brasil
Idade: 38 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 07:59:00  

Saudações, sou novato no site e no forum. Achei o site e me cadastrei dia 01/05/06, adorei o assunto e comecei a ler as discussões, comprei algumas ferramentas e arranjei relogios usados (orient)
consegui desmontar e limpar na benzina e montar novamente, depois de umas cinco tentativas de montagem durante varios dias, ela funcionou. Fiz um polimento na caixa comprei umas peças que estavam ruins, apos a troca da peça o datador voltou a funcionar( que alegria). Perguntas:
1- o tambor do orient é selado? não consegui abrir p/ limpeza completa, quando devo saber se esta na hora de trocar?
2- como devo proceder para fazer o ajuste da marcha( está adiantando um pouco).
desde ja agradeço
Takami

   
Cardozo_II
Usuário Nivel 3

Postagens: 347
Registro: 26/10/2005
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 34 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 09:07:00  

Caro Takami,

seja bem-vindo!

Assim como você, não sabia absolutamente nada sobre relógios mecânicos antes de entrar aqui. Com um bocado de paciência, muita leitura e a ajuda inestimável dos amigos aqui do fórum, já consigo fazer várias peripécias horológicas, como uma boa revisão em um movimento.

Antes de responder suas perguntas, algumas dicas:

1 - O movimento é lavado com um preparado chamado "solução araújo". A benzina é usada apenas na última etapa da lavagem. No meu caso, uso na seguinte ordem: Solução Araújo, alcool isopropílico (para capturar qualquer umidade que tenha ficado no movimento depois de retirada toda a solução, com água), primeira benzina (acaba recebendo um pouco do álcool isopropílico que ficou no movimento) e última benzina (que é mais limpa e livre de qualquer resíduo das outras etapas). Lembre-se que a benzina é apenas para retirar qualquer resíduo de óleo que tenha restado das outras lavagens. Ela, por sí só, não é capaz de limpar o movimento.

2 - Você está no caminho certo. Pegue primeiro movimentos mais simples para revisar e os Orient são uma boa pedida;

3 - Não conheço o tambor de corda dos Orient, mas com certeza quase absoluta não são blindados. Você precisa utilizar uma boa lupa e tentar achar o local da união entre as duas partes. Feito isto, pegando o tambor por fora, pressiona-se para baixo, de forma a fazer o pinhão (que está encostado na mesa) subir e liberar as duas partes do tambor;

4 - O ajuste de marcha (velocidade em que o balanço trabalha) é feito através do regulador. Existem duas alavancas no balanço: um controla a velocidade e o outro controla a batida. Você precisa localizar a alavanca que está sobreposta a outra e movê-la procurando a indicação na escala do balanço. Se quiser diminuir a marcha, procure alguma posição na escala de (-) e se quiser aumentar a marcha, coloque a seta em alguma posição do (+) na escala. O segredo é ir testando até encontrar o melhor ajuste. Obs: A não ser que o relógio não esteja funcionando, não mexa na outra alavanca do balanço, pois irá desregular a batida.

Você poderá encontrar outras valiosas informações neste tópico:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=51071&grupo=73836&topico=2645830&nrpag=11

Qualquer coisa é só perguntar!

Um abraço,

Peter


   
Michelim
Usuário Nivel 4

Postagens: 710
Registro: 16/8/2005
Local: Sao Jose dos Campos - SP - Brasil
Idade: 23 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 11:03:00  

Por favor amigos, onde eu consigo comprar a solução Araújo?
mich

_______________________________________
http://www.doutorbarato.com.br/
Novas Ofertas!
   
Cardozo_II
Usuário Nivel 3

Postagens: 347
Registro: 26/10/2005
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 34 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 11:20:00  

Mich,

você encontra a solução em qualquer fornitura da sua região.

Se não souber onde ficam estas lojas, converse com alguns relojoeiros. Das duas uma: Ou eles te indicam onde comprar ou até podem comprar um ou dois vidrinhos para você. Aqui no Rio, custa por volta de R$ 5,50 o vidrinho com 100 ml.

Um abraço,

Peter

   
Takami
Usuário Nivel 1

Postagens: 9
Registro: 1/5/2006
Local: Campinas - SP - Brasil
Idade: 38 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 12:15:00  

Mensagem original postada por Cardozo_II Caro Takami,

seja bem-vindo!

Assim como você, não sabia absolutamente nada sobre relógios mecânicos antes de entrar aqui. Com um bocado de paciência, muita leitura e a ajuda inestimável dos amigos aqui do fórum, já consigo fazer várias peripécias horológicas, como uma boa revisão em um movimento.

Antes de responder suas perguntas, algumas dicas:

1 - O movimento é lavado com um preparado chamado "solução araújo". A benzina é usada apenas na última etapa da lavagem. No meu caso, uso na seguinte ordem: Solução Araújo, alcool isopropílico (para capturar qualquer umidade que tenha ficado no movimento depois de retirada toda a solução, com água), primeira benzina (acaba recebendo um pouco do álcool isopropílico que ficou no movimento) e última benzina (que é mais limpa e livre de qualquer resíduo das outras etapas). Lembre-se que a benzina é apenas para retirar qualquer resíduo de óleo que tenha restado das outras lavagens. Ela, por sí só, não é capaz de limpar o movimento.

2 - Você está no caminho certo. Pegue primeiro movimentos mais simples para revisar e os Orient são uma boa pedida;

3 - Não conheço o tambor de corda dos Orient, mas com certeza quase absoluta não são blindados. Você precisa utilizar uma boa lupa e tentar achar o local da união entre as duas partes. Feito isto, pegando o tambor por fora, pressiona-se para baixo, de forma a fazer o pinhão (que está encostado na mesa) subir e liberar as duas partes do tambor;

4 - O ajuste de marcha (velocidade em que o balanço trabalha) é feito através do regulador. Existem duas alavancas no balanço: um controla a velocidade e o outro controla a batida. Você precisa localizar a alavanca que está sobreposta a outra e movê-la procurando a indicação na escala do balanço. Se quiser diminuir a marcha, procure alguma posição na escala de (-) e se quiser aumentar a marcha, coloque a seta em alguma posição do (+) na escala. O segredo é ir testando até encontrar o melhor ajuste. Obs: A não ser que o relógio não esteja funcionando, não mexa na outra alavanca do balanço, pois irá desregular a batida.

Você poderá encontrar outras valiosas informações neste tópico:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=51071&grupo=73836&topico=2645830&nrpag=11

Qualquer coisa é só perguntar!

Um abraço,

Peter


Obrigado pela ajuda informativa!
Takami

   
Malima
Usuário Nivel 3

Postagens: 435
Registro: 30/3/2006
Local: campinas - SP - Brasil
Idade: 42 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 13:12:00  

Prezado, Takami, Boa Tarde !

Seja Bem vindo ao Forum !!!

Como sempre digo .. fico feliz em saber que o No. de pessoas em Campinas interessadas em relógios está aumentando cada vez mais !!!

Boa sorte na revisão do seu Orient !!!


Abraços !!

-----------------------
Marcos Lima

   
wilson
Usuário Nivel 5

Postagens: 1751
Registro: 7/4/2004
Local: Abaeté - MG - Brasil
Idade: 36 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 14:25:00  

Seja Bem vindo Takami !

o tambor de corda dos Orients nåo såo selados,
mas tenha muito cuidado com a mola, poderá voar longe !

como o Peter já disse, dê uma olhada no tópico indicado,

e se tiver mais perguntas...

tentaremos responder...

abraços,


wilson

"Sucesso é conseguir o que você quer, felicidade é gostar do que você
conseguiu." (Fausto Gomes)

   
Takami
Usuário Nivel 1

Postagens: 9
Registro: 1/5/2006
Local: Campinas - SP - Brasil
Idade: 38 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 14:44:00  

Puxa vida, quantas mensagens de resposta, fico muito agradecido a todos, e é uma honra receber a orientação do estimado Wilson o qual já lí algumas mensagens neste forum devido a sua experiência. Como ainda não tenho experiência e já tive peças que voaram como me avisou o Wilson, vou tomar cuidado afinal tive a sorte de achar o anel de retenção do botão para ajuste do datador de semana que voou e depois de alguns dias achei ele no lixo que minha mulher varreu e pedi para deixar em um canto, fui com um ímã e depois fiquei garimpando toda limalha grudada.
Takami.

   
Octávio Augusto
Usuário Nivel 5

Postagens: 1695
Registro: 27/2/2003
Local: São Luis - MA - Brasil
Idade: 28 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 18:59:00  

Senhores,

Agora tenho uma duvida:
Semprte que regulo a marcha dos meus relogios movimento esta peca:


Com isso consigo a marcha necessaria, com teste que elvam ate 20 dias!!!
Este procedimento esta certo????? Que danos podem vir a ocorrer??

Pergunto pois o que entendi do amigo Peter eh que ele mexe no Registro, onde tem o marcador de "+" e "-", e isto, para MIM, é que faz a regulagem da batida!

Estou errado?????

Abraços,

Octávio Augusto Soares
   
Octávio Augusto
Usuário Nivel 5

Postagens: 1695
Registro: 27/2/2003
Local: São Luis - MA - Brasil
Idade: 28 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 24/5/2006 19:00:00  

O que me refiro como o que entedi do amigo Peter é o registro que fica do lado oposto onde esta marcado em vermelho, com a chave de + e -

Abraços,

Octávio Augusto Soares
   
 

2 ] 3 ]