Autor
Tópico: Seiko 6138-0011 - Avaliação  
Cardozo_II
Usuário Nivel 3

Postagens: 347
Registro: 26/10/2005
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 34 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 14/3/2006 19:16:00  

Pessoal,

neste sábado comprei um Seiko 6138-0011 e gostaria de compartilhar com vocês uma breve avaliação do modelo.



É um cronógrafo da marca Seiko, produzido pela Suwa Seikosha, com número de série 575316, portanto, de julho de 1975. Como todo 6138, possui dois acumuladores: um acumulando até 30 minutos enquanto o outro acumula até 12 horas.

Detalhe interessante neste calibre é a possibilidade de se verificar rápida e precisamente o tempo consumido desde que o cronógrafo foi acionado. Se repararem nas fotos, verão que o primeiro acumulador possui, além do número de horas transcorridas, umas pequenas marcas de cor laranja, colocadas entre cada marcação de horas. Desta forma, independente da posição do segundo acumulador, é possível saber se o cronógrafo consumiu apenas 30 minutos ou uma hora cheia qualquer. Ex: Se o ponteiro do acumulador de horas estiver na marcação laranja entre as 3 e 4 horas, é fácil saber que já se passaram 3 horas, 30 minutos mais a soma do que estiver marcando o segundo acumulador. Legal, não?

Apesar de ser bem parecido com o calibre 6139, que também é um cronógrafo mas possui apenas o acumulador de 30 minutos, o 6138 conta com algumas diferenças importantes, tornando-o superior quando comparado com o primeiro, como a possibilidade de se carregar a corda pela coroa e a regulagem do calendário como nos relógios normais, ou seja, puxando-se a coroa no primeiro estágio e girando para um lado ou outro, regulando assim os dias do mês e da semana. Acreditem, este sistema é muito mais prático do que o usual, simplesmente apertando a coroa, já que nos calendários com dupla linguagem, você é obrigado a ficar apertando a coroa até sincronizar o dia da semana com a linguagem correta e o dia do mês.

O 6138 normalmente é utilizado pela Seiko em relógios mais sofisticados e neste pode-se perceber claramente todo o cuidado em sua fabricação, como a pulseira em aço maciço (nada de chapas dobradas) e pequenos detalhes torneados nos pulsadores, algo que nunca havia visto:



O calendário dos dias da semana pode ser regulado de duas formas: na língua inglesa e em números romanos. O engraçado é que os números romanos são meio malucos, já que a segunda feira começa com um "I", a terça com um "II", a quarta com um "III", a quinta com um "IIII"(?!?!?), a sexta com um "V", o sábado com um "VI" e o domingo tem a marcação toda pintada de vermelho. Alguém sabe que números romanos malucos são estes? Ou são números Japoneses?

Continuando, o relógio é grande. Ou melhor, grande não, ENORME! Enorme e pesado. Ele tem por volta de 46 mm de diâmetro e mesmo não sendo muito alto, deve pesar tranquilamente mais de 200 g, com a pulseira incluída. É falta de costume, mas ainda não consegui utilizá-lo um dia inteiro, já que no final do dia o pulso está levemente dolorido. Parece brincadeira mas não é. Li em algum lugar na internet que este tamanho de caixa é dos maiores utilizados pela Seiko em seus cronógrafos mecânicos. Se a intenção era construir um relógio bonito e grande o suficiente para chamar a atenção, acertaram na mosca!
Na foto abaixo, uma comparação entre o 6138 e o meu Orient Sub mid-size:



Aqui, uma foto mostrando a pulseira maciça e o fundo:



O relógio em questão está em excelente estado e posso classificá-lo em comparação com um novo:
1 - Mostrador: 95%
2 - Ponteiros: 90% (precisando apenas trocar o material luminoso)
3 - Bezel: 80% (Está ligeiramente arranhado e com algumas manchas de uso)
4 - Caixa: 90% e aqui merece uma observação: Acho que o polimento foi feito errado, já que em outras fotos do modelo pela internet, a parte superior da caixa é no estilo aço escovado enquanto que no meu está completamente polido. O lado e o fundo da caixa também são no estilo aço escovado.
O certo, ao meu ver, seria aço escovado na parte de cima, aço polido nas finas laterais e novamente aço escovado na parte inferior da caixa, já que esta solução estética é normalmente utilizada pela Seiko em diversos outros cronógrafos. Vejam a foto abaixo, retirada do site http://www.ittc.ku.edu/~jgauch/watch/chronos/:



5 - Pulsadores e coroa: 90% (Os pulsadores estão muito levemente arranhados e precisam de uma limpeza)
6 - Visor: 85% (Apesar do visor ser original do relógio e estar em bom estado, vou ver se a Sarica faz um novo para mim)
7 - Pulseira: 95% (Está uma beleza!)
8 - Movimento: 100%!!! (Marca as horas com precisão, cronógrafo funcionando e zerando perfeitamente. Os pulsadores tem o acionamento macio, assim como as funções da coroa. Não preciso de mais nada...)

Para finalizar, este relógio é uma jóia. É bonito demais e tem uma esportividade fina que combina perfeitamente comigo. O formato e tamanho da caixa junto com o design do mostrador e a pulseira maciça fazem dele um belo exemplar do que foi um cronógrafo japonês típico dos anos 70. É um relógio que reune tudo o que gosto: Marca Seiko, cronógrafo com movimento 6138, corda pela coroa e design extremamente vintage e diferenciado. Dá um prazer enorme usá-lo para sobressair do mar de Swatches e outros relógios quartz que vemos por aí.

Espero que tenham gostado e qualquer outra informação será bem-vinda.

Um abraço,

Peter




   
Guilherme
Usuário Nivel 5

Postagens: 1544
Registro: 29/7/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 32 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 14/3/2006 19:52:00  

Ótimo Cardozo,

Um texto bastante agradável de se ler e rico em detalhes no que concerne ao relógio. Parabéns.

Um abraço, Guilherme.

   
Adriano
Usuário Nivel 5

Postagens: 9888
Registro: 13/8/2003
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 26 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino  Aniversário em 9/5
 Postado em 14/3/2006 21:25:00  

Legal Peter! É um belo modelo realmente, e está em ótimo estado! Não tenho um desse ainda, mas pretendo, pois é um modelo clássico entre os cronos Seiko. O bom é que não é um modelo raro, não é difícil encontrar um; o difícil é encontrar um DECENTE. Por isso considere-se MUITO sortudo por ter encontrado esse modelo em tão bom estado e até com os botões originais dele. Não é muito fácil isso, é comum vermos esse modelo por aí com os botões comuns de 6138, que normalmente também ficam muito curtos, já que essa caixa é mesmo bem grande. E de fato, pelo que sei, esse é o maior crono da Seiko, concorrendo com o 6139 "slide rule" que acho que tem o mesmo tamanho.

Sobre o polimento da caixa, nada que um bom relojoeiro não possa recuperar. Só não tenho certeza se o polimento original dele é mesmo com você falou (face escovada com laterais polidas). Creio que seja assim realmente, mas tenho dúvida de a lateral não é escovada também.

Sobre o dia da semana, é uma numeração romana normal, só que o "I" é a segunda feira. O "4" é representado por "IIII" como é comum nos relógios, e não por "IV". E o domingo é um quadrinho vermelho. É um tipo até comum de disco de calendário e que a Seiko usa até hoje.

Abraço!

Adriano




Once is an accident. Twice is coincidence. Three times is an enemy action.
   
César-HT
Usuário Nivel 3

Postagens: 313
Registro: 3/5/2005
Local: Campinas - SP - Brasil
Idade: 32 anos
Dados do Usuário  E-mail do Usuário não disponível  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 15/3/2006 06:43:00  

Olá para todos.

Puxa vida, depois dessa sua descrição Peter e do complemento do Adriano, o que mais eu posso dizer: Babei .

Uma beleza de relógio realmente.
Parabéns.

Até mais.

   
jeans
Usuário Nivel 5

Postagens: 2952
Registro: 12/10/2005
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 33 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  MSN Messenger  Sexo Masculino
 Postado em 15/3/2006 07:14:00  

Peter, excelente texto, parabéns!

   
Amadeu
Usuário Nivel 4

Postagens: 828
Registro: 21/1/2006
Local: PIRASSUNUNGA - SP - Brasil
Idade: 43 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 15/3/2006 08:02:00  

relogio lindo. tenho um igualzinho. eh reamente muito bonito. sendo que ao vivo eh mais bonito que pelas fotos.

   
Cardozo_II
Usuário Nivel 3

Postagens: 347
Registro: 26/10/2005
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 34 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 15/3/2006 08:29:00  

Mensagem original postada por apiozzi relogio lindo. tenho um igualzinho. eh reamente muito bonito. sendo que ao vivo eh mais bonito que pelas fotos.


Apiozzi,

você tem razão. As fotos fazem o relógio ficar muito "chapado", não sendo possível visualizar corretamente as curvas de sua caixa no estilo "barrilzinho".

O outro problema é que as fotos com muita aproximação fazem os pequenos defeitos aparecerem mais do que devem. Olhando-se o relógio pessoalmente, os defeitos (que são poucos) somem e aparece todo o belo conjunto.

Aproveitando, depois de alguns dias de uso, já não acho o relógio tão grande assim. Só sinto a diferença quando um 6119 ou o Orient Sub voltam ao meu braço!

Um grande abraço,

Peter

   
Amadeu
Usuário Nivel 4

Postagens: 828
Registro: 21/1/2006
Local: PIRASSUNUNGA - SP - Brasil
Idade: 43 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 15/3/2006 08:31:00  

tenho tido um interesse maio nos seikos. onde localizo uma tabela com o numero de seria e ano de fabricação?

   
Vicente
Usuário Nivel 5

Postagens: 7017
Registro: 1/7/2004
Local: Porto Alegre - RS - Brasil
Dados do Usuário  E-mail do Usuário não disponível  Página do Usuário  Mensagem Privada  Sexo Masculino
 Postado em 15/3/2006 10:46:00  

lindo crono!sem comentarios!!estou babando.

Um Forte Abraço!!



   
Enéias
Usuário Nivel 5

Postagens: 3841
Registro: 22/2/2003
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 44 anos
Dados do Usuário  E-mail para o usuário  Página do Usuário  Mensagem Privada  MSN Messenger  Sexo Masculino
 Postado em 6/4/2006 22:36:00  

Achar um assim em bom estado é difícil. Parabéns!

Abraços!
Enéias


Pensamento: "não é dos fortes a vitória, nem dos correm melhor, mas dos sinceros e justos, dos que cultivam o amor."
   
 

2 ] 3 ]