Arquivo FRM

 

 

Isto é tudo e não é muito, bem sei.

É só para lhes dizer que ainda vivo.

Como alguém que um tijolo levasse consigo

Para mostrar como foi sua casa uma vez.

 

Bertold Brecht

 

 

Em razão das andanças e mudanças ocorridas nestes últimos 12 anos de atividade, não sobraram registros fidedignos que datam a origem do nosso Fórum Relógios Mecânicos, a qual convencionamos que seria maio de 2001.

O que é certo é que o FRM sempre foi um grande sucesso, pois cumpriu seus objetivos de congregar os admiradores da relojoaria mecânica e de difundir conhecimento sobre o assunto, a ponto, inclusive, de dar início a carreiras profissionais (muito bem sucedidas, diga-se) de alguns membros.

O grande patrimônio do FRM são seus usuários, que por meio de suas contribuições formam um impressionante conjunto de informações disponibilizadas gratuitamente ao público: na sua versão atual, o FRM possui mais de sete mil tópicos e 164 mil mensagens.

Infelizmente, no decorrer destes anos todos, em razão da volatilidade da internet, o FRM foi obrigado a mudar de casa algumas vezes – três, para ser mais exato – porém são duas as gerações do Fórum que ficaram marcadas no imaginário dos seus frequentadores: as “páginas amarelinhas” do ForumNow, iniciadas em 18/02/2003, e a versão atual, hospedada em servidor próprio, que se iniciou em 12/10/2008 e continua desde então.

Nesta migração para a casa atual, não foi possível transferir a base de dados formada no serviço ForumNow, porém, por meio dos esforços do nosso colega Bruno Recchia, conseguiu-se salvar em páginas estáticas todo o conteúdo do ‘antigo’ FRM, que ficavam armazenadas no endereço arquivo.relogiosmecanicos.com.br. Porém, lamentavelmente, numa nova mudança forçada e inesperada, esse conteúdo se perdeu, deixando nossa comunidade parcialmente órfã das nossas origens.

Felizmente, graças à ajuda de nossos colegas, conseguimos recuperar alguma coisa, que agora voltamos a apresentar a vocês.

O material disponibilizado nas páginas a seguir é uma compilação dos 250 melhores tópicos do antigo FRM, selecionados pelo inestimável esforço e a critério do nosso amigo Paulo Rocha.

Este trabalho hercúleo sobreviveu, e agora vê a luz do dia, graças aos cuidados do amigo Gustavo (Stone Free), que o guardou em seus arquivos pessoais e nos ofereceu gentilmente, a fim de que voltássemos a compartilhar um tiquinho da nossa história com os membros mais novos.

Agradecemos de todo o coração a preciosa contribuição de todos os responsáveis pela salvaguarda destas páginas, especialmente aos amigos Bruno Recchia, Paulo Rocha e Gustavo (Stone Free), e desejamos que nossos usuários façam bom proveito destas informações.

 

11 de março de 2013

A Equipe do Fórum Relógios Mecânicos